Resenha, Resenhas, Romance Contemporâneo, Uncategorized

Como ficamos depois deles.

Todo leitor tem uma lista de livros pra ler que nunca em fim, porém, sempre passa alguns na frente quando a ansiedade fala mais alto. Então, vocês vão me entender agora, quando eu disser que deixei um livro pela metade quando ganhei de aniversário a continuação de Lou sem Will!

Essa resenha é proibida para quem não leu “Como eu era antes de você”!

depois_de_voce_1450191275541816sk1450191275b
Título: Depois de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
SINOPSE: Como seguir em frente depois de perder a pessoa que ama? Como construir uma vida digna de ser vivida?
Louisa Clark já não é mais uma garota normal que vive uma vida simples. Depois dos transformadores seis meses que passou com Will Traynor, ela está lutando sem ele. Quando um extraordinário acidente força Lou a retornar para sua família, ela não pode deixar de sentir que está de volta para onde começou.

Seu corpo se cura, mas Lou sabe que ela mesmo precisa de um pontapé inicial para voltar a viver. É assim que ela termina no sótão de uma igreja com os membros do grupo de apoio Moving On, que compartilham ideias, risadas, frustrações e terríveis biscoitos. Eles também a levam diretamente ao forte e capaz Sam Fielding — o paramédico, cujo negócio é a vida e a morte, e o único homem que pode ser capaz de entendê-la. Então uma figura do passado de Will aparece e leva todos os seus planos, empurrando-a para um futuro muito diferente…


Para Louisa Clark, a vida após Will Traynor  não está nada fácil! Nessa continuação, Jojo Moyes ilustra o que acontece depois da morte. Mas não pra quem morreu, mas pra quem ficou com a dor da ausência e saudade como companheiras.

Depois de você - 05

Depois de chorar rios, chorar ainda mais com o trailer do filme, eu comecei a continuação da história da Jojo! Eu bem sei que algumas pessoas não estão gostando dessa continuação; porém eu vou na contramão dessa galera (sim, eu, que sou desconfiada com continuações e, na maioria das vezes, acho desnecessárias) e digo que, apesar de ter parecido que autora se perdeu em alguns momentos, eu achei esse segundo capítulo muito proveitoso.

Primeiro, vou te dizer que eu descobri que tanto o primeiro, quanto esse, não fala da história de Lou e Will. Não? Não! Jojo nos apresenta a história de Lou e apenas dela. Ficou confuso? Deixa eu explicar – ou tentar.

Em Como eu era antes de você vemos Lou aprendendo a amar de verdade, aprendendo a se entregar sem esperar nenhum futuro em troca, certo? Já nesse, ela vai amadurecer enquanto passa pelo luto, pela perda, pelas críticas daqueles que a condenam por ter ‘deixado’ Will se matar ou por ter feito parte de tudo aquilo. A Lou de antes (aquela das meias de abelha) está guardada, e essa vai reaprender a viver por si mesma mas sem passar por cima de ninguém!

Soltamos de paraquedas na história, onde nossa sofrida mocinha mora em um apartamento comprado com o dinheiro que Will deixou e trabalha em um pub no aeroporto. Ela vive uma rotina mas odeia sua vida, de certa forma. Depois de rodar pela europa na empolgação de honrar o último desejo do amado, ela vai arrastando a vida com a barriga, afastada dos amigos e família.

Depois de você - 01
Uma noite, bêbada, ela decide se aventurar pelo parapeito do terraço onde vive, questionando a vida e Will por tê-la deixado. Já dá pra imaginar que bêbado e altura não combinam e ela cai. Nessa hora eu quase xinguei a Jojo achando que ela ia por a menina na cadeira de rodas. Se ela assim fizesse, eu estava pronta pra jogar o livro contra a janela. Falo sério!

Quase toda quebrada mas milagrosamente salva, os pais a levam de volta pra casa sob olhares desconfiados (eles acham que ela tentou se matar). Nesse ponto, a gente percebe que ela não estava falando direito com a família, que a condenava por tudo que aconteceu nas últimas páginas do primeiro livro. Assim como eles, seus vizinhos acham que ela tinha como impedir Will mas não se perguntam o lado da garota apenas, como todo fofoqueiro, ficam as suposições.

Então, novamente, Lou se pergunta o que está fazendo da própria vida e o que fará dali e diante. Mas ela não pode mais viver com os pais, ela não suportaria os olhares e as críticas, ela sabe que precisa de espaço, sabe que precisa acordar pra vida mas será que ela consegue? De volta pro seu apartamento, ela prometeu aos pais que iria procurar ajuda para o seu luto; então ela parte para terapia. No grupo, ela acha que não encaixa, que ou a dor deles é maior que a dela ou que ela não está em depressão apenas em stand-by!

O que sacode esse mar de falsa calmaria não é Sam Fielding, o paramédico que a salvou e que todos os dias de terapia aparece para buscar Jake; mas quem muda sua vida vem com os mesmos trejeitos de Will. O nome do furacão se chama Lily! A menina é a filha que Will nunca soube que existia mas que decide que quer saber tudo do falecido pai. Aí a gente solta um alto e sonoro Uau! seguido de uma pergunta: Jojo, que isso?

Depois de você - 03

A menina tem um relacionamento conturbado com a mãe e o padrasto, além de ser cheia de problemas. Mas ela nutre um amor pelo pai desconhecido, pai esse que ela só soube da existência depois que ele morre. Então, decide se mudar de mala e cuia não só para o apartamento de Lou mas pra vida dela também. Sacudindo tudo e mexendo nas memórias e mágoas da nossa querida protagonista, é ela uma das responsáveis pelo empurrão para trazer Lou de volta pra vida.

Você não me deu vida, deu? De jeito nenhum. Só acabou com a minha antiga. Desfez em pedacinhos. O que eu faço com o que sobrou?

Como continuar a leitura depois de Jojo fechar tão bem a história no primeiro livro? Como continuar vendo no que Lou se transformou? Nada fácil. Assim como ela, a gente descobre que Will a amava -e muito – mas não o suficiente. Para ele, o amor não foi o necessário para que ele adiasse ou desistisse da morte.

Mas Lou não é a única em luto, ela não é a única sofrendo. Todos que passaram ou conviveram com Will estão feridos, magoados com ele e tentando entender como continuar vivendo depois que ele se foi. E é isso que o luto faz com você, é essa decisão de continuar que em algum momento a gente tem que tomar. Mas não é a mais difícil, viver com a ausência é o mais duro nisso tudo.

Depois de você - 04

O que vai tornando o livro tão bonito quanto o primeiro é a gente o amadurecimento final que vai aprendendo a conviver com a perda sem deixar de viver a própria vida. Enquanto ensina Lily a viver, a ser feliz, ela vai fazendo o mesmo por ela. De certa forma, o aparecimento da filha desconhecida foi um acerto na história. Ensinou não somente pra Lou mas para todos que conviviam com Will que a vida continua e nesse caso, Will deixou uma parte da dele viva e com bastante personalidade.

Lily tem seus próprios problemas, dores e mágoas; mas com Lou ela vai aprendendo a amar, vai aprendendo com ela o que a mesma aprendeu com Will – que é possível amar e ser amado, mas que a vida é bem curta pra gente desperdiçar com o que não vale a pena.

Lou vai aprendendo de novo a confiar nas pessoas. Afinal, a pessoa que ela mais confiou na vida a ‘traiu’. Vai se reorganizando para voltar a viver, reaprendendo a amar e deixar que a amem, vai descobrindo que ela deve se permitir ser feliz e descobrir a vida e finalmente descobre que ela precisa querer viver para que a vida finalmente aconteça. Isso é lindo de se ler! Lou foi toda a vida de Will mas Will será apenas uma doce parte da vida de Lou. E não tem problema nenhum nisso. Ela sempre sentirá falta dele mas vai obedecer sua maior ordem: viver!

tumblr_o2aymij5hw1rz2mcto1_500

Jojo nos deixa com um final aberto mas com as lágrimas rolando no rosto. Dessa vez, não acho que uma continuação seja necessária; acredito que esse final deve ficar como está, nos deixando com a mente livre sobre o que aconteceu com a nova Lou. Nessa nova história, não suspiramos pelo amor de Will e Lou, vamos por um caminho novo, por trilhos diferentes. Vamos aprendendo a nos levantar junto com a Lou, a deixar Will como uma doce e eterna lembrança e vamos descobrir que temos por obrigação tentar, todos os dias, sermos felizes. Por nós e por aqueles que amamos – vivos ou não!

Assinatura Bianca Senna

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s